qualquer coisa é efeito de uma causa, e nada pode vir do nada :não pode haver algo de menos na causa que no efeito;do contrario,o que houvesse de mais no efeito deveria provir do nada e permaneceria inexplicável.Logo a causa deve necessariamente conter mais ,ainda que de realidade,que o efeito;a realidade de todos os efeitos existentes.Nela toda existência determinada esta implícita.A isso segue uma compreensão particular da criação do Universo que não é criação ex nihilo ,mas manifestação , desdobramento,atuação daquilo que já existe ,latente indiferenciado na substancia causa original.Dentro desse ponto de vista nada que existe pode ser destruído Não há destruição e sim um retorno ao estado não manifestado.
A substancia primordial é denominada pradhana ,literalmente "o que é colocado antes de todas as coisas .O fundamento .Ela contem em potencial todas as determinações chamando também de Mula prakrtti raiz de todas as manifestações .Ela é avyakta o não manifestado .Não pode ser percebida mas apenas interferida a partir dos efeitos que constituem o universo manifestado.A relação do manifestado e não manifestado a um só tempo diferentes e identicos é comparada que existe entre o tecido e os fios do que é feito." Quem vê o tecido ,vê os fios.Entretanto,os dois devem ser distinguidos Pois tudo o que é manifestado provém de uma causa e é forçamente impermantente,limitado,submetidoa transformação,caracterizado pela multiplicidade ,contigente ,composto,destinado a dissolição.
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primeiro o Sámkhya e depois os sútras de Pátañjali .
Os sútras estão primeiro na sua lingua original (sânscrito ) acompanhado das traduçôes de George Feuerstein e Mestre DeRose .Em seguida em alguns sútras comentários de George Feuerstein e comentarios meus
Espero que seja de grande utilidade para aqueles que buscam a verdade e a compreensão da sua existencia.
primeiro o Sámkhya e depois os sútras de Pátañjali .
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quarta-feira, outubro 29, 2008
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