entre o palco e o espectador há uma cortina
essa cortina abre se para o espectador
mas a cortina vê o outro lado: o palco
o espectador não vê o palco ,há uma cortina ...
o palco espera o espectador para assistir a grande peça do teatro que é a vida
quando o espectador entra em contato com palco ou com a peça de teatro, ele sofre ,ele sente ,ele vive , ele se confunde com a peça de teatro(com o palco , com o espectáculo da vida) mas o espectáculo esta indiferente ao espectador.
o espectáculo acontece mesmo assim ...mas o teatro é uma ilusão ,um instante ,uma fantasia
assim é a vida
a cortina só tem o papel principal : o de finalizar o espectáculo.
texto e viagens de : Sylvia Palumbo Scrocco
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primeiro o Sámkhya e depois os sútras de Pátañjali .
Os sútras estão primeiro na sua lingua original (sânscrito ) acompanhado das traduçôes de George Feuerstein e Mestre DeRose .Em seguida em alguns sútras comentários de George Feuerstein e comentarios meus
Espero que seja de grande utilidade para aqueles que buscam a verdade e a compreensão da sua existencia.
primeiro o Sámkhya e depois os sútras de Pátañjali .
Os sútras estão primeiro na sua lingua original (sânscrito ) acompanhado das traduçôes de George Feuerstein e Mestre DeRose .Em seguida em alguns sútras comentários de George Feuerstein e comentarios meus
Espero que seja de grande utilidade para aqueles que buscam a verdade e a compreensão da sua existencia.
sexta-feira, novembro 07, 2008
Tattva- parte 2
Do principio de individuação dominado pelo Guna sattwa emanam onze faculdades formando o mundo subjetivo, do principio da individuação dominado pelo Guna tamas emanam cinco qualidades sensíveis (tanmatras)das quais procedem em seguida os cinco elementos grosseiros formando o mundo objetivo.Num ou noutro caso o Guna Rajas vem para ativar a emergência
As onze faculdades compreendem :
Esses 13 sentidos ou melhor instrumentos psíquicos dos quais três são internos e 10 externos.
"Todo Homem utiliza primeiro os sentidos externos ;depois considera( com o manas) ;faz aplicação individual, referindo aos objetos a si mesmo (com ahamkara) e finalmente ele determina( com buddhi)"
Do lado objetivo do aspecto tamasico de ahamkara procedem as cinco faculdades sensíveis que são delimitações de substancia sutil em cinco qualidades fundamentais :sonora ,tangível e visível(incluindo forma e cor)sápida e alfativa são os princípios respectivos dos quais procedem os elementos grosseiros O Eter,o Ar(aspecto subjetivo:espiritualidade) , o Fogo(razão) , a Agua(emoção) , a Terra (material).
Esses cinco elementos ,combinando seus átomos em proporções variadas presidem a forma do universo material e do corpo Humano.Notar se a a complementaridade entre faculdades sensoriais e qualidades sensíveis manifestadas nos elementos.As primeiras são os órgãos de captação e as segundas são os aspectos de realidade captada.
Assim como os tattwas constituem o domínio subjetivo, as diferentes modalidades do mundo objetivo são potencialmente reconvertiveis uma na outra no sentido inverso de sua originação. Essa é essencialmente a Empresa do Yoga que visa fazer retornar cada principio do qual saiu.
As onze faculdades compreendem :
- Cinco faculdades cognitivas audição,o tato, a visão,a gustação e o olfato tendo por sede os órgãos correspondentes os ouvidos ,os olhos, língua e nariz
- Cinco faculdades de ação: a palavra , a preensão,a locomoção, a excreção,e a procriação tendo sede os órgãos : a voz ,as mãos , os pés, o ânus e o sexo.
- O manas é a décima primeira faculdade que é a faculdade mental , o pensamento.Coordenando e dirigindo tanto as faculdades sensoriais, como as faculdades de ação.
Esses 13 sentidos ou melhor instrumentos psíquicos dos quais três são internos e 10 externos.
"Todo Homem utiliza primeiro os sentidos externos ;depois considera( com o manas) ;faz aplicação individual, referindo aos objetos a si mesmo (com ahamkara) e finalmente ele determina( com buddhi)"
Do lado objetivo do aspecto tamasico de ahamkara procedem as cinco faculdades sensíveis que são delimitações de substancia sutil em cinco qualidades fundamentais :sonora ,tangível e visível(incluindo forma e cor)sápida e alfativa são os princípios respectivos dos quais procedem os elementos grosseiros O Eter,o Ar(aspecto subjetivo:espiritualidade) , o Fogo(razão) , a Agua(emoção) , a Terra (material).
Esses cinco elementos ,combinando seus átomos em proporções variadas presidem a forma do universo material e do corpo Humano.Notar se a a complementaridade entre faculdades sensoriais e qualidades sensíveis manifestadas nos elementos.As primeiras são os órgãos de captação e as segundas são os aspectos de realidade captada.
Assim como os tattwas constituem o domínio subjetivo, as diferentes modalidades do mundo objetivo são potencialmente reconvertiveis uma na outra no sentido inverso de sua originação. Essa é essencialmente a Empresa do Yoga que visa fazer retornar cada principio do qual saiu.
- Prakrti é produtora mas não produzida(causa)
- Mahat ,ahamkara os cinco tanmatras são simultaneamente produtos e produtores de outros produtos( efeito e causa em relação a outros efeitos )
- Os cinco elementos grosseiros e as onze faculdades são produtos e não produtores(efeito somente)
- Porem o Purusha , o vigésimo quinto tattwa, não é produtor,produto, como causa e efeito.
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