O Purusha - o princípio de consciência ,imutável e eterno.Em si mesmo, imóvel, não ativo, ilumina com sua luz toda a evolução cósmica e individual .
"Além do não manifestado esta o Purusha ,onipresente e indistinguível.Aquele que o reconhece liberta se e obtém a imortalidade.
Alem do Purusha ,não há nada , ele é o resultado ,é o objetivo final.
A palavra Purusha que significa literalmente o Homem,designa a essência final do Homem.
O Purusha é a Consciência- Testemunha, Observador imóvel,que contempla em silencio o movimento da Prakrti.Nunca entra em ação e tampouco existe para ele a cessação.A ação pertence aos Guna da Prakrti,da qual é inteiramente distinto e independente .Não afetado por qualquer desejo,não engajado,imaculado, vê tudo e tudo assiste,sem estar implicado.
É o espectador que se mantém no centro(madhyastha),equânime,imparcial,desinteressado,impassível.
Desprovido de qualquer atributo,isento de qualquer qualidade,já que esta alem do Guna , nunca poderá ser objeto da experiência.
Sua eternidade não é somente permanência,mas imutabilidade e perfeição.Sua natureza é consciência pura,que só se torna conhecimento no sentido empírico através das limitações do corpo e do intelecto impostas pela associação da Prakrti.
É a consciência sem começo e fim,inalterável,cuja luz ilumina toda esfera dos pensamentos,dos sentimentos e das sensações. O eu que esta presente no sono profundo, nos estados de vigília e o sonho que da continuidade e coesão a todos diferentes estados psíquicos.Se fosse sujeito a transformação, o conhecimento seria impossível.
Não depende de nada, mas as produções de Prakrti ,depende para manifestarem se da luz do Purusha .
É a influencia do Purusha,sua atividade não ativa ,que , no inicio do ciclo criativo ,põe em movimento a Prakrti e a faz emitir os mundos.
Anteriormente, a manifestação á Prakrti repousa em sua indiferenciação primordial onde os três (guna)permanecem em perfeito equilíbrio,neutralizando mutuamente.Esse estado " suspenso de união dos opostos é o estado natural da Prakrti,no qual o universo desaparece no momento de uma dissolução continuo em uma só direção. A simples presença do Purusha agindo como o "motor imóvel"de Aristoteles,rompe o equilíbrio dos Guna da Prakrti e provoca a manifestação, `a qual preside e que é por ele animada ao mesmo tempo em que lhe permanece essencialmente transcendente.
A influência misteriosa que o Purusha exerce na Prakrti é comparada ao imã que,mesmo permanecendo imóvel põe em movimento as partículas do ferro.
O desenvolvimento da manifestação a partir do não manifestado até a manifestação grosseira se faz por etapas sucessivas ,sendo cada uma dessas etapas denominada Tatwa
A Prakrti investida do poder criador pela simples presença do Purusha emite um princípio (Tatwa) que a partir de si mesmo gera um outro ; este ultimo torna se por sua vez a causa do principio que dele emana , e assim por diante ,cada principio procedendo do principio superior por modificação.Assim , toda a criação é emitida como manifestação daquilo que já inerente na Causa primeira .
O Purusha que é a consciência ,assiste como testemunha a cada uma das etapas da manifestação que não deriva dele ,mas unicamente da Prakrti,a única a transformar se e modificar se .
PURUSHA:
"aquilo que não se poderia ver,mas pelo qual as visões são vistas, aquilo que o pensamento não poderia pensar,mas graças ao qual o pensamento pensa ,aquilo pelo qual tudo se manifesta é que por nada é manifestado"
"Além do não manifestado esta o Purusha ,onipresente e indistinguível.Aquele que o reconhece liberta se e obtém a imortalidade.
Alem do Purusha ,não há nada , ele é o resultado ,é o objetivo final.
A palavra Purusha que significa literalmente o Homem,designa a essência final do Homem.
O Purusha é a Consciência- Testemunha, Observador imóvel,que contempla em silencio o movimento da Prakrti.Nunca entra em ação e tampouco existe para ele a cessação.A ação pertence aos Guna da Prakrti,da qual é inteiramente distinto e independente .Não afetado por qualquer desejo,não engajado,imaculado, vê tudo e tudo assiste,sem estar implicado.
É o espectador que se mantém no centro(madhyastha),equânime,imparcial,desinteressado,impassível.
Desprovido de qualquer atributo,isento de qualquer qualidade,já que esta alem do Guna , nunca poderá ser objeto da experiência.
Sua eternidade não é somente permanência,mas imutabilidade e perfeição.Sua natureza é consciência pura,que só se torna conhecimento no sentido empírico através das limitações do corpo e do intelecto impostas pela associação da Prakrti.
É a consciência sem começo e fim,inalterável,cuja luz ilumina toda esfera dos pensamentos,dos sentimentos e das sensações. O eu que esta presente no sono profundo, nos estados de vigília e o sonho que da continuidade e coesão a todos diferentes estados psíquicos.Se fosse sujeito a transformação, o conhecimento seria impossível.
Não depende de nada, mas as produções de Prakrti ,depende para manifestarem se da luz do Purusha .
É a influencia do Purusha,sua atividade não ativa ,que , no inicio do ciclo criativo ,põe em movimento a Prakrti e a faz emitir os mundos.
Anteriormente, a manifestação á Prakrti repousa em sua indiferenciação primordial onde os três (guna)permanecem em perfeito equilíbrio,neutralizando mutuamente.Esse estado " suspenso de união dos opostos é o estado natural da Prakrti,no qual o universo desaparece no momento de uma dissolução continuo em uma só direção. A simples presença do Purusha agindo como o "motor imóvel"de Aristoteles,rompe o equilíbrio dos Guna da Prakrti e provoca a manifestação, `a qual preside e que é por ele animada ao mesmo tempo em que lhe permanece essencialmente transcendente.
A influência misteriosa que o Purusha exerce na Prakrti é comparada ao imã que,mesmo permanecendo imóvel põe em movimento as partículas do ferro.
O desenvolvimento da manifestação a partir do não manifestado até a manifestação grosseira se faz por etapas sucessivas ,sendo cada uma dessas etapas denominada Tatwa
A Prakrti investida do poder criador pela simples presença do Purusha emite um princípio (Tatwa) que a partir de si mesmo gera um outro ; este ultimo torna se por sua vez a causa do principio que dele emana , e assim por diante ,cada principio procedendo do principio superior por modificação.Assim , toda a criação é emitida como manifestação daquilo que já inerente na Causa primeira .
O Purusha que é a consciência ,assiste como testemunha a cada uma das etapas da manifestação que não deriva dele ,mas unicamente da Prakrti,a única a transformar se e modificar se .
PURUSHA:
"aquilo que não se poderia ver,mas pelo qual as visões são vistas, aquilo que o pensamento não poderia pensar,mas graças ao qual o pensamento pensa ,aquilo pelo qual tudo se manifesta é que por nada é manifestado"