Praticar Yoga é descobrir fortalecer sua própria identidade.É identificar-se consigo mesmo.Pensar com sua própria cabeça e observar o mundo por sua própria e única perspectiva.É quebrar e romper barreiras sociais.É também ser livre para agir .É mudar .
Enfim , é revelar a perfeição que existe nato em nós.
Yoga não é teoria , é pura realização.

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primeiro o Sámkhya e depois os sútras de Pátañjali .
Os sútras estão primeiro na sua lingua original (sânscrito ) acompanhado das traduçôes de George Feuerstein e Mestre DeRose .Em seguida em alguns sútras comentários de George Feuerstein e comentarios meus
Espero que seja de grande utilidade para aqueles que buscam a verdade e a compreensão da sua existencia.

quinta-feira, setembro 11, 2008

Yoga e a Consciência

Para Jung cada homem ao nascer traz consigo arquétipos herdados que atuam como disposições organizadoras da vida psíquica.Para o Yoga ,ao nascer,o individuo traz impressões mentais (os samskáras)inatas que atuam na sua vida em forma de vasaná que são o mesmo que tendências ,responsáveis diretas pelo seu comportamento e estado de consciência.
A diferença é que o pensamento oriental fala de transmigração de almas e Jung fala de memoria coletiva hereditária,o que é bem semelhante .De outro lado,enquanto o Yoga diz que com a suspensão dos turbilhões mentais(
citta vritti nirodhah )e a conseguente remoção de todas impressões ou samskáras de memoria inconsciente,a consciência plena é alcançada ,Jung afirma que não há remoção total dos samskára(impressões ), e tampouco uma consciência total que englobe o inconsciente interior.E,enquanto Jung trata da influência do inconsciente sobre a consciência no processo de conscientização, o Yoga vê o mesmo processo ao inverso,sendo a consciência que ,através da meditação ,atua sobre o inconsciente .
As duas dimensões de "eu" de que trata o Yoga - Purusha e Ahamkara - em nada diferem do eu e o eu-mesmo de Jung.
No Yoga,a matéria psíquica e a matéria concreta são ambas a Prakrtti, o que pouco difere da concepção Freudiana de que o ego é a projeção da superfície ou como explica Merleau Ponty: o ego é o corpo.Ahamkára vem do sânscrito aham- que é o modo instrumental do pronome "Eu", o que quer dizer através de mim ,através dos sentidos.
Para Freud, o ego esta diretamente sob influência das percepções que podem provir do mundo exterior ou interior.Porem, o ego será a superfície do aparelho anímico,o primeiro a existir a partir da realidade anatómica. O conceito freudiano de repressão se aproxima do conceito nirodhah de que trata o Yoga.Porem , em Freud a repressão é a atuação do super ego sobre o id, como um corte ao impulsonascido do princípio do Prazer .No Yoga,nirodhah se aplica não so ao impulso(vasaná),como tambem nas impressões que originou(samskáras),descaracterizando se como corte ou censura.Na repressão freudiana o indivíduo padece frustração e sofre,sente se castrado em seus desejos,no Yoga não,o desejo mesmo é eliminado,há uma profundidade maior na ação que elimina a frustração e a angustia.O Yoga não é repressivo no sentido psicanalítico.Há uma auto restrição voluntária nascida de um desejo maior de superação e felicidade. E tal auto disciplina não possui uma conotação moral. O Tantrismo é prova de que mesmo o que no Yoga parece restrição sexual ,tem sentido amoral de superação e sublimação
No Yoga tantrico assim como nos estudos de Freud , a energia sexual vincula se a totalidade energética da vida Humana,e através dela pode o Homem chegar a dimensão mais profunda de si mesmo.