Praticar Yoga é descobrir fortalecer sua própria identidade.É identificar-se consigo mesmo.Pensar com sua própria cabeça e observar o mundo por sua própria e única perspectiva.É quebrar e romper barreiras sociais.É também ser livre para agir .É mudar .
Enfim , é revelar a perfeição que existe nato em nós.
Yoga não é teoria , é pura realização.

Olá visitantes

Comece lendo esse blog de baixo para cima
primeiro o Sámkhya e depois os sútras de Pátañjali .
Os sútras estão primeiro na sua lingua original (sânscrito ) acompanhado das traduçôes de George Feuerstein e Mestre DeRose .Em seguida em alguns sútras comentários de George Feuerstein e comentarios meus
Espero que seja de grande utilidade para aqueles que buscam a verdade e a compreensão da sua existencia.

segunda-feira, julho 06, 2009

O inconsciente -


Na literatura sânscrita não há nenhum termo que traduza a palavra "inconsciente”, porém, nela aparecem muitos termos que só podem ser compreendidos supondo-se uma concepção de inconsciente. Poderíamos sem exagero dizer que o inconsciente é uma invenção hindu, basta vermos a importância que possui no Yoga seus termos similares.

Samskáras (impressões)
Os processos mentais deixam na mente impressões subconscientes, que Pátañjali chama de samskáras. Essas impressões permanecem na mente de modo latente, influenciando a vida psíquica, são os que o Yoga chama também de "sementes” (bíja), que produzem “tendências” (vásaná), novos pensamentos, redemoinhos mentais (vrttis). Cabe ao praticante de Yoga impedir o surgimento dos sámskáras e destruir as impressões e tendências que buscam atualizações,
Quando uma "tendência ou impressão se atualiza,transforma-se em hábito e se aprofunda com samskára. Se tal hábito não é superado, suprimido ou sublimado. ele se transformará em vício, implicará pelo menos a dependência psíquica e a compulsão ao ato repetitivo.
Para Pátañjali samskáras é o mesmo que memória, já que sem memória não permaneceria na mente impressão alguma, e tampouco haveria desejo de reprizar qualquer ato que fosse.

- Vásaná (tendências)-

O termo sânscrito vásaná é também utilizado pelo Pátañjali muito idêntico ao samskáras
Podemos traduzir vásaná como tendência latente ou impulso. A diferença sutil entre sámskara e vasaná é que o primeiro tem conotação estática de impressão, registro, enquanto o segundo seria o registro manifestado, ou seja, essa faceta dinâmica da impressão, ou seja, sua manifestação como desejo, tendência, pulsão.
Escreve Feuerstein:
“ Os samkara de um mesmo tipo combinam-se para formar configurações ou "rastros” (vásaná) na mente profunda.

Quase ninguém faz distinção, pois no fundo são as mesmas coisas.

Mircea Eliade escreve:

" A vida é uma contínua descarga de vásanás que se manifestam nos vrttis. Psicologicamente, a existência Humana é uma incessante atualização do subconsciente, mediante "experiências.
Os vásanás condicionam o caráter específico de cada indivíduo; tal condicionamento esta de acordo com a herança e com a situação Karmica do indivíduo”

Isto significa de um lado que o reconhecimento da ilusão por si só liberta o Homem, pois segundo o Yoga, nele os vásanas continuarão atuando. Sabemos também que os vrttis podem ser com klêshas ou sem klêshas e que esse termo klêsha pode ser traduzido por impureza ou "mancha".
Daí o termo vásaná estar bem proximo do conceito de Freud, pois as tendências aparecem como desejos. Pulsões impuras do inconsciente e desejos inconfessáveis “id” são quase o mesmo.
O impulso inconsciente quer se tomar consciência, o desejo quer se realizar e repousar.
No Yoga os impulsos inconscientes possuem uma dimensão muito ampla, pois estão associados ao conceito de karma. São suas ações que cobram suas conseqüências num circuito de causa e efeito,em que os atos se registram como expressões de experiência agradáveis ou não;em que as impressões se transformam em tendência que ,ao se atualizarem na consciência,conduzem irremediavelmente e de novo ao ato.Esse circuito é rompido quando o Púrusha(eu incondicionado) deixa de ser arrastado pela Prakrtti(matéria);a ignorância diz desfaz quando o yogin adquire o discernimento e faz o uso de técnicas do Yoga .
escreve Pátañjali:
YOGA SÚTRA -
Hêtu phaláshrayálambanaih samgrhítatwád êshám abhávê tad abhàvah 4-11

Devido ao vínculo[ que liga as marcas no fundo da consciência ]à causa[kármica], ao fruto,ao substrato ,e ao suporte,[segue-se que] ,com o desaparecimento desses [fatores],desapareçam [igualmente ]aquelas[marcas]

DeRose :Como os samskáras são mantidos juntos devido à causa,efeito,essência e suporte, a eliminação conduz à daqueles .

Henriques: "Estando interligados como causa e efeito,substrato objeto,os efeitos desaparecem quando a causa desaparece.

Para o Yogin ,os samskaras e vásaná são grandes impedimentos ou obstáculos para iluminação,o inconsciente se opõe à ascese ,por isso se impõe seu necessário domínio e conscientização.Há também o medo,pois as pulsões inconscientes temem não se atualizarem,e o ego teme sucumbir às forças totalizadoras do inconsciente .

A satisfação dos desejos e a manifestação de formas são impulsos egóicos de exteriorização,mas realizar um desejo é esgotá-los ,e a plenitude de ser das formas esta na consumação das mesmas.
DE onde se fala de uma ânsia de não ser ,as tendências karmicas querem todas se auto -destruir,satisfazer-se. Toda universa material caminha em direção ao repouso, à reabsorção numa unidade original

Antonio Henriques.