Praticar Yoga é descobrir fortalecer sua própria identidade.É identificar-se consigo mesmo.Pensar com sua própria cabeça e observar o mundo por sua própria e única perspectiva.É quebrar e romper barreiras sociais.É também ser livre para agir .É mudar .
Enfim , é revelar a perfeição que existe nato em nós.
Yoga não é teoria , é pura realização.

Olá visitantes

Comece lendo esse blog de baixo para cima
primeiro o Sámkhya e depois os sútras de Pátañjali .
Os sútras estão primeiro na sua lingua original (sânscrito ) acompanhado das traduçôes de George Feuerstein e Mestre DeRose .Em seguida em alguns sútras comentários de George Feuerstein e comentarios meus
Espero que seja de grande utilidade para aqueles que buscam a verdade e a compreensão da sua existencia.

quarta-feira, novembro 26, 2008

corpo sutil e transmigração de almas - no contexto Sámkhya

O corpo sutil(lingadeha) é constituído pelo intelecto superior(buddhi),o principio da individuação(ahamkara) , o mental discursivo (manas),as dez faculdades de percepção e ação e as potencialidades dos elementos sensíveis que são os cinco tanmatras.
O corpo sutil é o que transmigra .Lembre se que o Purusha assiste as experiências, é onipresente.
Esse envoltório psíquico é chamado linga"sinal" por que contem caracteres específicos pelos quais os diferentes Purusha(s) são distinguidos.
O corpo sutil só é capaz de viver a experiência quando assume um corpo grosseiro formado pelos elementos matérias e gerado pelos pais.Após a morte do corpo físico ele o abandona e veste outro.No corpo sutil estão armazenadas todas as suas experiências da vida interior .são chamadas impressões ou sanskaras , e ele só se dissolve no momento do moksa ou libertação.Enquanto o corpo sutil estiver presente,haverá existência encarnada e renascimentos perpétuos.
Para entender .
Digamos que o corpo sutil assemelha a caixa preta do avião.Nessa caixa preta estão registradas suas experiências .Quando você morre, o corpo sutil veste outro corpo e vem novamente experimentar a nova jornada, e assim sucessivamente .Um exemplo:. Se você é uma pessoa insegura, esse condicionamento " ser inseguro ", já esta registrado no corpo sutil, e quando você morre, o corpo sutil veste um outro corpo e provavelmente terá uma experiência bem semelhante desses registros anteriores.
Lembre se que o que morre é o persona .Exemplo: eu estou tendo uma experiência nesse momento e estou gerando pensamentos .Meus pensamentos estão gerando impressões, e minhas impressões vão gerar vasana ou hábitos.De repente eu morro; quem morre é a Sylvia .Seu corpo sutil logo veste outro corpo para poder viver uma nova experiência, e essas experiências serão muito semelhantes as experiências anteriores da persona Sylvia.Isso acontece por que ficam registradas nossas experiências em um corpo sutil. Veja bem o filme segredo não tem nada de novo .Fala exatamente da estrutura do Sámkhya . Você sabendo que existe um corpo sutil que registra suas experiências e que essas impressões geram condicionamentos perpétuos .Entende se que você só tem agora para mudar que é em vida que ocorre essas mudanças internas e cabe você mudar e quebrar essas impressões .então "mãos a obra" O Yoga é uma grande ferramenta para cessar os vritis que geram as impressões no corpo sutil ,e que tornam se mais tarde um vasana ou condicionamentos. Assim o corpo sutil,introduzindo se em diferentes matrizes,assume diversas formas.São as disposições do que esta investido o corpo sutil que determinam o estatuto do seu nascimento.Essas disposições resultam das impressões deixadas por ações executadas anteriormente.
Há 4 disposições fundamentais inerentes ao Intelecto (buddhi): são
  1. a retidão( é a conformidade a ordem cósmica que consiste para os seres em conformar se a lei que rege sua natureza essencial.
  2. o conhecimento(é de duas forma extrínseco (compreendendo todo sabor tradicional)e intrínseco(o conhecimento da Natureza e do espírito.
  3. o desprendimento (o desapego é exterior(não atracão pelos objetos e sentidos), o interior( aspiração a libertação)
  4. o poder( é a possessão dos poderes soberanos ditos poderes sobrenaturais mas na realidade são naturais ,essenciais de Buddhi e somente recuperados graças as técnicas do Yoga.
...vamos um pouco mais longe , comparando com estrutura Freudiana :
podemos entender o gerar dos vrittis semelhante a estrutura do ego, que tem a função de mediador entre id e superego.
o superego( grilo falante rsrs) seria os sanskaras: as impressões
o id ( instinto de prazer) seriam os vasana(s) : os hábitos.

Ficou fácil agora sua experiência... conhecendo toda essa estrutura .Divirta se
Proximo Post : O Karma
Para entender melhor o Samkhya comece lendo o texto na sequência a partir do dia
20 de Outubro de 2008 .