Praticar Yoga é descobrir fortalecer sua própria identidade.É identificar-se consigo mesmo.Pensar com sua própria cabeça e observar o mundo por sua própria e única perspectiva.É quebrar e romper barreiras sociais.É também ser livre para agir .É mudar .
Enfim , é revelar a perfeição que existe nato em nós.
Yoga não é teoria , é pura realização.

Olá visitantes

Comece lendo esse blog de baixo para cima
primeiro o Sámkhya e depois os sútras de Pátañjali .
Os sútras estão primeiro na sua lingua original (sânscrito ) acompanhado das traduçôes de George Feuerstein e Mestre DeRose .Em seguida em alguns sútras comentários de George Feuerstein e comentarios meus
Espero que seja de grande utilidade para aqueles que buscam a verdade e a compreensão da sua existencia.

segunda-feira, novembro 03, 2008

Voltando ao Sámkhya - Os atributos (Guna) da Prakrti(natureza)


A prakrti emite o universo manifestado pelo jogo e iteração das três qualidades primordiais,das três modalidades( Guna) que a constituem.
Essa teoria dos três atributos( guna) é fundamental em todo pensamento indiano e permite a classificação tripartida incansavelmente retomada e aplicada a todas as coisas.
Segundo essa concepção, a infinita diversidade do universo é devida expressamente as combinações em proporções variadas , dos tres gunas,que alternadamente se dominam um ao outro,se sustentam ,se ativam,e se contrabalançam.
São os três fatores antagonista que se podem encontrar atuando em todos os fenómenos,mas cuja observação é mais fácil no plano psicologico.
O guna sattwa tem por função manifestar , o guna rajas: ativar, e o guna tamas: limitar e obscurecer.
  • O guna sattwa tende a iluminação ,`a manifestação da consciente.psicologicamente traduz se como compreensão,alegria e paz; fisicamente: como leveza e pureza.
  • O guna rajas gera atividade e o movimento .Fator de energia,esta na base de qualquer esforço,de qualquer trabalho,assim como agitação e da instabilidade, e é frequentemente associado ao sofrimento.O sofrimento a necessidade, a escassez incitam ao esforço, e todo esforço sempre acompanha de uma certa aflição ou impressão de dificuldade.
  • O guna tamas é o fator de resistência e obstrução, tanto a luz da compreensão ( sattwa),quanto ao dinamismo do movimento(rajas).Objetivamente,manifesta se como peso,obscuridade,inercia; subjetivamente ,como apatia,indiferença,ignorância ou inconsciência .
Sattwa tem por função revelar o ser de uma coisa; tamas opor se a revelação ; rajas é a força pela qual os obstáculos são vencidos e a forma essencial se manifesta .qualquer coisa possui assim sua forma ideal:o estado sattwico,que ela se esforça para realizar,e sua condição atual,caracterizada por fraquezas e defeitos que ela busca superar: o estado tamasico; rajas é a capacidade de esforço que supõe uma resistência a vencer e permite a realização do estado sattwico.
Tudo que se encontra na natureza tem os três guna

No ser humano os três guna se interpenetram e se contrariam formando caracteres variados .
Por exemplo Se tamas predomina teremos um tipo Humano mais preguiçoso,grosseiro ,ignorante...aquele tipo de ser humano teimoso com ele mesmo ,acomodado ...fisicamente tende a ser obeso.

Os homens em que rajas predomina são ativos,passionais e intrépidos.São eficientes homens da ação ,guerreiro ...tende psicologicamente ser uma pessoa ansiosa , agitada , inconstante , instável , hiper ativa .Fisicamente tipo físico magrelo e atlético .

Aqueles em que sattwa se manifesta pertencem ao tipo contemplativo , são calmos, reflexivo e perspicazes exemplo: os sábios .
No interior da individualidade humana , pode se ainda reconhecer a preponderância de tamas no corpo,a de rajas na força vital e na vida emotiva e sattwa na inteligência .
Nenhum dos gunas tem o poder de aniquilar os outros dois
quando um deles se torna preeminente,os outros na mesma proporção,tornam se subordinados.
Conhecendo os atributos que regem o seu ser ,você pode a partir de agora mudar completamente sua vida ...