Praticar Yoga é descobrir fortalecer sua própria identidade.É identificar-se consigo mesmo.Pensar com sua própria cabeça e observar o mundo por sua própria e única perspectiva.É quebrar e romper barreiras sociais.É também ser livre para agir .É mudar .
Enfim , é revelar a perfeição que existe nato em nós.
Yoga não é teoria , é pura realização.

Olá visitantes

Comece lendo esse blog de baixo para cima
primeiro o Sámkhya e depois os sútras de Pátañjali .
Os sútras estão primeiro na sua lingua original (sânscrito ) acompanhado das traduçôes de George Feuerstein e Mestre DeRose .Em seguida em alguns sútras comentários de George Feuerstein e comentarios meus
Espero que seja de grande utilidade para aqueles que buscam a verdade e a compreensão da sua existencia.

sexta-feira, novembro 07, 2008

Alusão ao Samkhya

entre o palco e o espectador há uma cortina
essa cortina abre se para o espectador
mas a cortina vê o outro lado: o palco

o espectador não vê o palco , uma cortina ...
o palco espera o espectador para assistir a grande peça do teatro que é a vida
quando o espectador entra em contato com palco ou com a peça de teatro, ele sofre ,ele sente ,ele vive , ele se confunde com a peça de teatro(com o palco , com o espectáculo da vida) mas o espectáculo esta indiferente ao espectador.
o espectáculo acontece mesmo assim ...mas o teatro é uma ilusão ,um instante ,uma fantasia
assim é a vida
a cortina só tem o papel principal : o de finalizar o espectáculo.

texto e viagens de
: Sylvia Palumbo Scrocco

Tattva- parte 2

Do principio de individuação dominado pelo Guna sattwa emanam onze faculdades formando o mundo subjetivo, do principio da individuação dominado pelo Guna tamas emanam cinco qualidades sensíveis (tanmatras)das quais procedem em seguida os cinco elementos grosseiros formando o mundo objetivo.Num ou noutro caso o Guna Rajas vem para ativar a emergência
As onze faculdades compreendem :
  • Cinco faculdades cognitivas audição,o tato, a visão,a gustação e o olfato tendo por sede os órgãos correspondentes os ouvidos ,os olhos, língua e nariz
  • Cinco faculdades de ação: a palavra , a preensão,a locomoção, a excreção,e a procriação tendo sede os órgãos : a voz ,as mãos , os pés, o ânus e o sexo.
  • O manas é a décima primeira faculdade que é a faculdade mental , o pensamento.Coordenando e dirigindo tanto as faculdades sensoriais, como as faculdades de ação.
O manas forma juntamente com a noção do "Eu "e o intelecto, aquilo que denomina o sentido interior, em oposição aos 10 primeiros indriyas, que são sentidos externos.

Esses 13 sentidos ou melhor instrumentos psíquicos dos quais três são internos e 10 externos.
"Todo Homem utiliza primeiro os sentidos externos ;depois considera( com o manas) ;faz aplicação individual, referindo aos objetos a si mesmo (com ahamkara) e finalmente ele determina( com buddhi)"
Do lado objetivo do aspecto tamasico de ahamkara procedem as cinco faculdades sensíveis que são delimitações de substancia sutil em cinco qualidades fundamentais :sonora ,tangível e visível(incluindo forma e cor)sápida e alfativa são os princípios respectivos dos quais procedem os elementos grosseiros O Eter,o Ar(aspecto subjetivo:espiritualidade) , o Fogo(razão) , a Agua(emoção) , a Terra (material).
Esses cinco elementos ,combinando seus átomos em proporções variadas presidem a forma do universo material e do corpo Humano.Notar se a a complementaridade entre faculdades sensoriais e qualidades sensíveis manifestadas nos elementos.As primeiras são os órgãos de captação e as segundas são os aspectos de realidade captada.
Assim como os tattwas constituem o domínio subjetivo, as diferentes modalidades do mundo objetivo são potencialmente reconvertiveis uma na outra no sentido inverso de sua originação. Essa é essencialmente a Empresa do Yoga que visa fazer retornar cada principio do qual saiu.
  • Prakrti é produtora mas não produzida(causa)
  • Mahat ,ahamkara os cinco tanmatras são simultaneamente produtos e produtores de outros produtos( efeito e causa em relação a outros efeitos )
  • Os cinco elementos grosseiros e as onze faculdades são produtos e não produtores(efeito somente)
  • Porem o Purusha , o vigésimo quinto tattwa, não é produtor,produto, como causa e efeito.