Praticar Yoga é descobrir fortalecer sua própria identidade.É identificar-se consigo mesmo.Pensar com sua própria cabeça e observar o mundo por sua própria e única perspectiva.É quebrar e romper barreiras sociais.É também ser livre para agir .É mudar .
Enfim , é revelar a perfeição que existe nato em nós.
Yoga não é teoria , é pura realização.

Olá visitantes

Comece lendo esse blog de baixo para cima
primeiro o Sámkhya e depois os sútras de Pátañjali .
Os sútras estão primeiro na sua lingua original (sânscrito ) acompanhado das traduçôes de George Feuerstein e Mestre DeRose .Em seguida em alguns sútras comentários de George Feuerstein e comentarios meus
Espero que seja de grande utilidade para aqueles que buscam a verdade e a compreensão da sua existencia.

terça-feira, novembro 25, 2008

voltando ao Sámkhya - A Ignorância

Um Homem que esta se afogando não reflete sobre a natureza do movimento em falso que o precipitou na agua , mas pensa somente nos meios pelos quais possa ser salvo. Essa é a proposta do Sámkhya .
O que caracteriza o Homem no estado de ignorância é a não discriminação entre aquilo que , nele depende do Purusha e o que depende da Prakrtti.
Por causa dessa confusão fundamental,produz se uma espécie de inversão dos atributos. O Purusha que é imóvel,aparece como ativo e a Prakrti ,ou melhor, o psiquismo e o corpo fornecidos pela Prakrti,ainda que inconscientes em si ,aparecem como conscientes.
A medida que o Homem se refina,torna se capaz de recuar em relação ao mundo exterior e a seu próprio espírito, sendo como uma testemunha imparcial.Ele pode observar em si mesmo um movimento de avidez ou um pensamento estúpido, ou qualquer outro acontecimento interior, sem se deixar levar imediatamente por isso .Isto é , seu próprio espírito torna se para ele um objeto de percepção ,com o qual não se identifica enquanto permanece no eu, na Consciência Testemunha(Purusha).Mas no Homem ordinário essa consciência testemunha é fraca quase despercebida e serve apenas de suporte as diversas experiências nas quais o Homem esta engajado.Sua consciência por intermédio das faculdades sensoriais e mentais,toma incessantemente a forma de atividade no qual esta empenhado.
O objetivo do adepto a filosofia Samkhya e do Yogin será por um desenvolvimento de atenção o de se colocar interiormente cada vez mais do lado da Consciência Testemunha(Purusha) ,até que surja o alvorecer da discriminação.
Mas enquanto não tenha processado essa transferência de seu centro da gravidade do mundo manifestado para esse principio da consciência que esta nele mesmo,O homem permanece na dependência do mundo da forma,governado pelo desejo,pela atração,pelo medo ,pelo ódio,pela distração e pelo esquecimento.