Praticar Yoga é descobrir fortalecer sua própria identidade.É identificar-se consigo mesmo.Pensar com sua própria cabeça e observar o mundo por sua própria e única perspectiva.É quebrar e romper barreiras sociais.É também ser livre para agir .É mudar .
Enfim , é revelar a perfeição que existe nato em nós.
Yoga não é teoria , é pura realização.

Olá visitantes

Comece lendo esse blog de baixo para cima
primeiro o Sámkhya e depois os sútras de Pátañjali .
Os sútras estão primeiro na sua lingua original (sânscrito ) acompanhado das traduçôes de George Feuerstein e Mestre DeRose .Em seguida em alguns sútras comentários de George Feuerstein e comentarios meus
Espero que seja de grande utilidade para aqueles que buscam a verdade e a compreensão da sua existencia.

segunda-feira, dezembro 01, 2008

O karman - voltando ao Sámkhya

O karman( o ato) ,pelas consequências que acarreta, é então o criador do caráter do individuo.
Tudo que somos é resultado do que pensamos ,é baseado em nossos pensamentos,é feito de nossos pensamentos.
Os seres são livres para ir em direções aos mundos que, por sua maneira de ser e agir,escolhem;sejam mundos divinos,onde absorvem harmonia ou mundos destinados as experiências aterradoras de ódio e da angustia .
Não há nada livre de consequências .Cada sentimento ,cada pensamento,cada ato desenvolverá com o tempo as latências nelas contidas.
O cosmos é um vasto campo onde a consciência individual através de inúmeras vidas recolhe o que semeou.
Toda natureza tem um sentido."Mesmo as desigualdades objetivas observadas pela criação só se explicam pela hipótese de um principio determinante.Uma coisa é o que é, não por acaso ,mas por necessidade .
Nesse sentido o não manifestado é o poder invisível,soma de todas as potencialidades,que condiciona o destino de cada ser consciente,manifestando os efeitos apropriados aos atos deste.
Como a Prakrti tem uma tendência a manifestar um infinidade de forma que ela possui em potencial,cada ato libera formas ate então encerradas,latentes em seu seio.
Assim segundo a lei da ação ,impressões que são repetidas formam agregados e organizam se em verdadeiras tendências .Uma vez constituídas essas tendências (sanskaras)tornam se inelutavelmente criadoras,são um reservatórios de potencialidades destinadas a se atualizarem mais cedo ou mais tarde ,nessa vida ou em outras ,e sujeitam o individuo a tipo de experiência que elas representam.Essa serie de efeitos,caso se trate de experiências onde predominam rajas ou tamas é ,do ponto de vista indiano,é bem mais grave que a desaprovação ou a cólera incorrida por um ato desmerecedor ," a Deus.desagrado".
resumindo:
O karma é uma lei universal de causa e efeito ...não é nem bom ,nem ruim ...é ação e reação.Sua ação ou pensamento gera uma reação na mesma ou maior intensidade da ação cometida
Uma lei simples , técnica sem conceitos religiosos .
Sua ação gera uma reação .

O Yoga de Tara Michael
Yoga imortalidade e liberdade Mircea Eliade