A libertação do Homem consiste em ultrapassar o domínio dos três
Guna,inclusive o
Sattwa,em transcender a totalidade do mundo.
É uma libertação (
Moksa)atingida quando não há mais nenhuma acumulação
Karmica ( as impressões desaparecem). A perfeição é um estado que transcende a oposição dos três atributos(
Guna).
Essa libertação só é possível pela discriminação que é como um desimpedimento progressivo do principio espiritual (
Purusa) enterrado e submerso pela
PrakrttiPara por fim ao sofrimento, a miséria humana,o homem deve descobrir o que ele realmente é ,discernir seu verdadeiro eu de tudo o que recobre e oculta.Por isso a libertação no
Samkhya é chamado
kaivalya(o isolamento),no sentido de uma operação alquimia,,onde se pratica
decantação e dissociação,até que tenha "isolado "um corpo puro,irredutível,desembaraçado de todas as suas escórias.
Pela discriminação,o conhecimento é despertado pelo
Buddhi (O intelecto):"
NADA É MEU","ESTE CORPO (SUTIL E GROSSEIRO) NÃO É MEU","NÃO HÁ EGO"",EU ESTOU ISENTO DO EGO"
.Esse conhecimento puro e absoluto,porque não deixa nada por conhecer,revela a verdadeira natureza do
Purusa,eternamente distinto de todas as formações da
Prakrtti,inclusive o
Buddhi (intelecto e
Ahamkara(noção do" eu" ou princípio da
egoidade).
Quando o
Purusa toma
consciencia de sua independência cessa a submissão com a Natureza.Todos os elementos físicos,psíquicos que eram imputados erradamente ao
Purusha,dele se desprende e são reabsorvidos.
"Como uma dançarina que para de dançar depois de ter desempenhado em cena seu papel,assim é a Natureza desaparece depois de manifestar se ao Espírito nos diferentes papeis do
Buddhi(intelecto),do
Ahamkara,dos elementos
sutis e grosseiros.Tendo cumprido o seu papel,tendo sido reconhecida a natureza se retira e desaparece.
O
espetáculo chega ao fim,e o espectador encontra sua verdadeira identidade;eternamente livre,eternamente completo em si mesmo, não tendo qualquer relação necessária com o mundo exterior.
O
espírito não esta ligado,nem liberado,nem
transmigrando,é a personalidade produzida pela Natureza que sob diversos aspectos estava ligada,
transmigrava,e é liberada.Quando essa verdade ultima é realizada todas as manifestações do intelecto são dissolvidas e o
Purusha permanece só ,repousando em sua própria essência,o próprio conhecimento discriminativo desaparece,como medicamento que,após curar a doença,é eliminado.
O Yoga de Tara Michael e Yoga ,imortalidade e liberdade de Mircea Eliade