Praticar Yoga é descobrir fortalecer sua própria identidade.É identificar-se consigo mesmo.Pensar com sua própria cabeça e observar o mundo por sua própria e única perspectiva.É quebrar e romper barreiras sociais.É também ser livre para agir .É mudar .
Enfim , é revelar a perfeição que existe nato em nós.
Yoga não é teoria , é pura realização.

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primeiro o Sámkhya e depois os sútras de Pátañjali .
Os sútras estão primeiro na sua lingua original (sânscrito ) acompanhado das traduçôes de George Feuerstein e Mestre DeRose .Em seguida em alguns sútras comentários de George Feuerstein e comentarios meus
Espero que seja de grande utilidade para aqueles que buscam a verdade e a compreensão da sua existencia.

quinta-feira, novembro 06, 2008

Os Tattwas(tattva) 1 parte

Na origem da manifestação por ruptura dos "*Guna" devido a proximidade do Purusha,o guna sattwa torna se predominante na Prakrti, e a manifestação procede por graus mais sutis ao mais grosseiro.
A primeira produção da Prakrti é Mahat(o grande).É denominado Grande por que não há outro princípio que oo supere ; é de ordem universal, co-extensivo à manifestação em sua totalidade.Mahat é por sua vez identificado como Brahma.Mahat é o intelecto divino que vê Purusha e Prakrti .Substrato de toda compreensão Buddhi é a base da inteligência de todos os seres vivos ,comparada,por causa de sua preeminência em sattwa.Diz que esta esta repartida entre todos os seres,porque todos a possuem.Mas ainda que pertença a todos os seres,esta alem da individualidade .
No ser individual Buddhi se manifesta em particular como discernimento,como aquilo que reconhece ,determina e decide.Enquanto o termo Mahat exprime o aspecto Cósmico desse tattwa; o sinonimo Buddhi se refere ao aspecto microcósmico, relativo a cada individuo.
A segunda produção da Prakrti é Ahamkara principio da egoidade , noção do eu ,o fator da individuação;que tem o efeito individualizar o principio intelectual.Ele introduz na consciência a oposiçao entre o sujeito e objeto e, decorrente desse contraste ,nasce a convicção de que "a mim as coisas externas e internas dizem a respeito" Esse principio que aprisiona na confusão entre a Prakrti e Purusa enquanto Buddhi tem a função de descrimina los . No momento que você diz eu faço eu sou ...esse é o momento o qual você não mais discrimina a Prakrti e o Purusha .Você se vislumbra com a Prakrti .
A partir dai assistimos a uma espécie de bifurcação no processo evolutivo.Este se divide em duas correntes que vão formar ,uma um universo subjetivo e a outra um universo objetivo estando ambas correlacionadas .Esse desdobramento resulta naturalmente da divisão criada por ahámkara entre "eu agente" e um "isso"



*obs : Não existe o plural no Sânscrito